Quais os benefícios da água?

Entenda por que a hidratação é indispensável para o bom funcionamento do corpo. Saiba que a alimentação também é importante para garantir as quantidades necessárias de água.

Mantenha seu corpo devidamente hidratado e perceba quão bem disposto e quão protegido de agentes patogênicos você fica. Tudo isso por que a água, entre outras funções essenciais, lubrifica articulações, umedece mucosas dos olhos, nariz e boca, regula a temperatura corporal, elimina toxinas e participa da digestão.

A água é de longe o nutriente mais importante e compõe de 40% a 70% do corpo humano. Por isso, a reposição é indispensável. A ingestão Dietética de referência (DRI) para água foi estabelecida* em 2,7 L por dia para mulheres e 3,7L por dia para homens, a partir dos 19 anos de idade.

 

Perde-se água por meio da urina, fezes, suor e respiração. De modo geral, o balanço hídrico diário é controlado por sofisticados sensores localizados no cérebro e em outras partes do corpo. Esses sensores são responsáveis pela sensação de sede e por impulsionar a ingestão de líquidos sempre que a reposição de água é inferior à eliminação. Entretanto, quando a sede vem, normalmente já se está 2% desidratado, o que quer dizer que não se deve esperar sentir sede para ingerir líquido.

 

E é preciso destacar que esportistas precisam de cuidados redobrados. Atletas tendem a perder mais líquido pelo suor durante os exercícios. A atenção também dever ser maior para crianças e idosos. Pessoas com mais idade ficam menos sensíveis aos sinais de desidratação.

E como se hidratar?

 

A ingestão de água pura é a melhor opção de hidratação, mas podemos obter água também pela alimentação. Os alimentos, em média, fornecem cerca de 20% das necessidades de água. Um boa regra prática seria obter três a quatro copos de água pura por dia e complementar com a alimentação.

 

Confira sempre se a conduta de hidratação está contemplando suas necessidades diárias. Para isso, vale a regras básica de verificar a cor da urina ao longo do dia. No geral, a cor clara é sinal de hidratação adequada. Saiba porém, que alguns alimentos e medicamentos alteraram a cor da urina. Nesse caso, preste mais atenção.

 

A nutricionista da Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias (DEAC), Jamilie Lima, lista abaixo alguns alimentos, preparações culinárias e fórmulas que colaboram para boa hidratação. Tenha em mente, entretanto, que: a ingestão de água pura é sempre a melhor opção; Fluidos açucarados e bebidas alcóolicas não são opções adequadas de hidratação; Qualquer fluido ou alimento, exceto água, possui calorias.

 

Fonte completa: http://esporte.unb.br/index.php/noticias01/345-a-agua-e-sua-maior-aliada

Autor: ABS FITNESS E JAMILIE LIMA

Compartilhar

fique por dentro das novidades

Ao se cadastrar você aceita as nossa política de privacidade